Home do Criar Mundos

Introdução

Criar Mundos

:: Antropologia

:: Ciências

:: História

:: Linguística

:: Literatura

:: Mitologia

Portugal

Referências

Capítulo Anterior
<<

Variação de Modalidade Expressiva

Próximo Capítulo
>>


Variações de Modalidade Expressiva
Este tipo de variações vem, de novo, provar a artificialidade presente em tantas definições, que pretendem categorizar certos elementos e fenómenos. Os níveis de língua, mencionados no ponto anterior, existem em duas variantes: a língua falada e a língua escrita; que são, em si, variações de modalidade expressiva. No entanto, este tipo de variações são, talvez, mais observadas ao nível das linguagens especiais: gíria, calão, regionalismos e linguagem técnico-científica.

A gíria diz respeito a um conjunto de vocábulos e expressões, características de certos grupos socio-profissionais e classes sociais, a que se recorre quando a linguagem corrente não consegue dar resposta a certas necessidades da comunicação, ou quando se deseja manter um certo secretismo. Assim, existem gírias de estudantes, médicos, engenheiros; mas também existem gírias (em certos casos são quase dialectos) de homens, religiosos, mulheres.

O calão diz respeito a um tipo de linguagem comum nas classes mais baixas, sendo conhecida como uma "língua de rua" (português de rua, inglês de rua, francês de rua, etc).

Os regionalismos estão intimamente ligados à variação geográfica, sendo vocábulos e expressões características de uma dada região.

A linguagem técnico-científica diz respeito a um discurso que faz uso de um vocabulário específico e rigoroso usado por uma certa ciência ou técnica para descrever situações que lhes digam respeito.

Setembro de 2004




Capítulo Anterior
<<
  Próximo Capítulo
>>

Este site e todos os materiais nele presentes são propriedade das suas autoras, excepto quando se indique outros autores.